Páginas

sábado, 30 de março de 2013

Sábado Inútil #83 - ERRO 404

Todo mundo odeia as páginas de ERRO 404, as famosas "PAGE NOT FOUND" ou, simplesmente, página não encontrada.
Mas, alguns sites conseguiram fazer dessa indesejada página algo bem interessante!



Lego
Página de erro 404 da Lego (Foto: Reprodução/BusinessInsider)Página de erro 404 da Lego (Foto: Reprodução/BusinessInsider)






A segunda maior fabricante de brinquedos do mundo, perdendo só para a Mattel (segundo o Financial Times), tem uma página simples e bonita para o erro 404. O bonequinho de Lego aparece mostrando que os cabos de energia não estão conectados, o que justificaria o mau funcionamento do site. Ideia simples e criativa.
South Park Studios
Página de erro 404 do South Park (Foto: Reprodução/BusinessInsider)Página de erro 404 do South Park (Foto: Reprodução/BusinessInsider)
Um dos desenhos com mais humor negro na televisão americana, South Park não poderia deixar seu lado cômico de lado. Na mensagem para informar que informa que o portal apresenta algum problema, o personagem Eric Cartman solta a mensagem que o internauta provavelmente teria pensado para aquele momento.
South Park Studios 2
Página de erro 404 do South Park (Foto: Reprodução/BusinessInsider)Página de erro 404 do South Park (Foto: Reprodução/BusinessInsider)
Em outra mensagem do mesmo site, o South Park Studios compara a falha à queda de um pudim ao chão. Mas o servidor garante: o erro 404 não é nada comum e também foi decepcionante para o servidor.
TechCrunch
Página de erro 404 do TechCrunch (Foto: Reprodução/BusinessInsider)Página de erro 404 do TechCrunch (Foto: Reprodução/BusinessInsider)
O site de tecnologia e startups TechCrunch é mais criativo. Além de informar sobre a falha, o servidor coloca um boneco nu em sua página de erro 404, com a seguinte mensagem: “Bom, isso é embaraçoso. Nós não achamos a página que você estava procurando. Link quebrado? Problemas no endereço? Nós não estamos muito certos. Talvez uma busca te ajude. Se você achar que algo está erro, entre em contato conosco”.
Blue Fountain Media
Página de erro 404 do Blue Fountain Media (Foto: Reprodução/BusinessInsider)Página de erro 404 do Blue Fountain Media (Foto: Reprodução/BusinessInsider)
Que tal jogar Pac-man em uma página de erro 404? O site Blue Fountain Media optou por não deixar nenhuma mensagem e só esse jogo viciante em links quebrados ou com problemas no endereço para diminuir a frustração do internauta.
Foradian
Página de erro 404 da Foradian (Foto: Reprodução/BusinessInsider)Página de erro 404 da Foradian (Foto: Reprodução/BusinessInsider)
O site Foradian colocou uma mensagem padrão se desculpando pelo erro do link, mas inseriu também um cubo 3D, para que os usuários possam mexer na página e fiquem menos irritados.
Lululemon
Página de erro 404 da Lululemon (Foto: Reprodução/BusinessInsider)Página de erro 404 da Lululemon (Foto: Reprodução/BusinessInsider)
A página Lululemon propõe uma solução inesperada. Por que não deixar o computador um pouco de lado? A página do site erro 404 mostra passo a passo: “1. Desligue seu computador. 2. Abra a porta e vá lá fora. 3. Mova suas pernas em qualquer direção”. Um tempo para o internauta e para o site poderem se reestabelecer.
Blippy
Página de erro 404 do Blippy (Foto: Reprodução/BusinessInsider)Página de erro 404 do Blippy (Foto: Reprodução/BusinessInsider)
Qual será a ligação entre o menino vestido de unicórnio, num cenário fantasioso com a página de erro 404? A intrigante opção do site Blippy não traz muitas explicações para o erro, como se ele estivesse em um outro cenário.
Fitleist
Página de erro 404 do Fitleist (Foto: Reprodução/BusinessInsider)Página de erro 404 do Titleist (Foto: Reprodução/BusinessInsider)
Tentar encontrar bolas de golfe num campo aberto pode ser uma excelente forma de informar que o link do site também não foi encontrado. Essa foi a opção que o Titleist utilizou para brincar com a página de erro 404.
Herman Cain, o republicano
Página de erro 404 do político Herman Cain (Foto: Reprodução/Business Insider)Página de erro 404 do político Herman Cain (Foto: Reprodução/Business Insider)
Republicanos sempre criticam democratas no poder, nos Estados Unidos. Mas o político Herman Cain, que iria disputar a presidência com Barack Obama, foi além. “Assim como a política de Obama, essa página 404 leva você para lugar nenhum”, diz o site.
Slonky
Página de erro 404 do Slonky (Foto: Reprodução/BusinessInsider)Página de erro 404 do Slonky (Foto: Reprodução/BusinessInsider)
Que tal falar de uma página de erro como se fosse um rapper? O Slonky fez isso, dude!
Homestar Runner
Página de erro do Homestar Runner (Foto: Reprodução/BusinessInsider)Página de erro do Homestar Runner (Foto: Reprodução/BusinessInsider)
O Homestar Runner preferiu explicar em quadrinhos o que é o 404.
Nosh
Site Nosh optou por um vídeo sobre a morte de uma página na internet, ainda que momentânea, para explicar o erro.
PBWorks
Página de erro 404 da PBWorks (Foto: Reprodução/BusinessInsider)Página de erro 404 da PBWorks (Foto: Reprodução/BusinessInsider)
A PBWorks colocou um animal que parece uma mistura de bode, réptil e touro. Ou seja, nada melhor que um bicho que não existe para uma página de erro 404.
Github
Página de erro 404 do Github (Foto: Reprodução/BusinessInsider)Página de erro 404 do Github (Foto: Reprodução/BusinessInsider)
O site Github resolveu fazer uma ilustração de Tatooine para a sua página de erro 404.
Yahoo!
Página de erro 404 do Yahoo! (Foto: Reprodução/BusinessInsider) (Foto: Página de erro 404 do Yahoo! (Foto: Reprodução/BusinessInsider))Página de erro 404 do Yahoo! (Foto: Reprodução/BusinessInsider)
Uma imagem de patrocínio em um estádio ilustra a página de erro do Yahoo!, com um 404 no canto direito.
Bedmap
Página de erro 404 do Bedmap (Foto: Reprodução/BusinessInsider)Página de erro 404 do Bedmap (Foto: Reprodução/BusinessInsider)
O site Bedmap foi na onda da série de filmes “De Volta para o Futuro” e fez uma referência criativa na página de erro 404.
Local Fitness
Página de erro 404 da Local Fitness (Foto: Reprodução/BusinessInsider)Página de erro 404 da Local Fitness (Foto: Reprodução/BusinessInsider)
Um canguru atacando uma pessoa é certamente uma forma inusitada de passar a mensagem que você está no local errado. Essa foi a opção da Local Fitness para a sua página de erro 404.
NDP
Página de erro 404 do NDP (Foto: Reprodução/BusinessInsider)Página de erro 404 do NDP (Foto: Reprodução/BusinessInsider)
O partido canadense NDP conseguiu passar uma mensagem política até em sua mensagem de erro 404. “Ottawa está quebrada, assim como este link. Mas nos temos um plano para corrigi-los”, diz a mensagem.
[link]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também pode gostar de:

leia também