Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Assunto de Criança? A Verdade Sobre Contos de Fadas

Todos nós conhecemos os famosos contos de fada 'Made In Disney', mas muitos poucos conhecem a verdadeira história por trás dela. Os Contos dos Irmãos Grimm são sucesso até hoje, de uma maneira diferente.

Quem eram?
Irmãos alemães que saíram pela Europa para montar um Dicionário Alemão e que acabaram por se interessar pelos contos orais da época medieval. Montaram tanto o Dicionário - enorme por sinal - e uma coletania de 2600 contos. Entre eles, clássicos extremamente famosos. Reconhecem algum aí em baixo?

Chapéuzinho Vermelho
O sapato está grande para a modelo.
Acho que todos conhecem a história da Chapéu que vai toda contente pra casa da vovó, o lobo pega um atalho, come a vovó (ou a esconde ou amarra dentro do guarda roupa) e depois vem um caçador (lenhador ou algo do tipo) de não sei onde e salva a vovó de dentro do lobo e a Chapéu. Correto?
NÃO!
Vamos às versões: descarta-se o lenhador ou caçador, isso NOM ECXISTE!!! O lobo mata e estripa a vovó e faz Chapéu comê-la no jantar junto com ele. Ela finge ir ao banheiro - que era do lado de fora da casa na época - e foge. Ótimo, não?
 Em uma outra versão, Chapéu faz um Strip-tease para o lobo, com intuito de fugir enquanto ele está distraído.

No Blog Mestres da História há uma explicação simbólica de tudo isso; o lobo é visto com um sedutor atrás de sua vítima, depois do strip-tease, isso estava na cara mesmo, e a capa vermelha de Chapéu seria a conotação de sangue/menstruação.
Vai querer que eu desenhe o resto??? Ótimo! Caso não tenha entendido, fique com a versão para crianças, é o ideal para seu cérebro.


Branca de Neve
A terrível madrasta que conversando com um espelho nota que a enteada é mais bonita que ela. Manda matar, o caçador não consegue, manda um coração de um javali pra comprovar que matou. Ela foge pra floresta, vive com anões, é envenenada por uma maçã da bruxa, o príncipe a coloca no cavalo, o balanço faz o pedaço de maçã cair e vivem felizes para sempre. Não é?
NÃO!
Essa é uma das piores, ao meu ver. Bem, nos contos dos Irmãos Grimm, a Branca tem SETE ANOS de idade. O príncipe? Um pedófilo. A madrasta em alguns casos é a mãe verdadeira dela que não apenas pede o coração ao caçador, e sim pulmões, fígado, rins, sangue. Para que? COMER, oras, claro, o jantar! E não morre caindo de um abismo, é forçada a passar a eternidade dançando com sapatos de ferro em brasa. O príncipe leva o corpo morto de Branca para o castelo para... para... praticar seus atos pedófilos e necrófilos, e um servo, cansado de carregar o caixão de um lado para o outro, desconta sua raiva socando Branca. Um dos golpes pega na barriga que a faz vomitar o pedaço de maçã.

Cinderela
A gata borralheira que vira princesa para ir no baile do Rei, dança e se apaixona pelo príncipe, sai correndo e perde o sapatinho. Ele a encontra e vivem felizes para sempre.
De novo, NÃO!
Mais antiga história já registrada e com maior número de variações. São mais ou menos 700 versões, uma delas de 850 A.C. com um peixe gigante no lugar da fada madrinha. Em outras versões, a fada é na verdade uma arvore que nasce no túmulo da mãe de Cinderela. Outras ainda dizem que foi a propria Cinderela que matou a mãe, mas é uma versão muito diferente das demais, onde ela casa com o proprio pai que era rei que procurava uma mulher com os cabelos de ouro e que conseguisse calçar o sapatinho da falecida. Casou-se com a filha, lógico. Ela para fugir do casamento entra em um armário de madeira e foge pelo mar, criatividade foda! e para do outro lado do mundo, trabalhando para a mulher com as filhas malvadas e daí pra frente vocês já sabem o que acontece.
Mas a história que conhecemos teve apenas uma parte cortada: a mais bizarra. As irmãs malvadas cortam os dedos dos pés fora para caber no sapatinho, mas os amigos de Cinderela avisam o príncipe que como castigo, arranca os olhos delas. Fantástico!!!!!!!!!

A Bela Adormecida
A cena não termina como mostra a Disney
Uma pobre moça que tem seu dedo espetado por uma agulha enfeitiçada que somente um beijo do príncipe pode tirá-la do sono profundo. Isso é realmente lindo.
Na verdade, Bela tem uma farpa encravada debaixo da unha. Isso pode nem ser muito, mas nos leva ao ponto principal. O príncipe, que não é tão encantado assim, resolve se satisfazer com a moça adormecida e ir embora. A cena se repete durante os nove meses, quando ele chega e encontra a Bela acordada e com dois filhos. Um deles, a procura de comida, chupa seu dedo e retira a farpa, fazendo-a acordar e notar que agora tem filhos. E dois!
O príncipe resolve então casar e levar a Bela pro castelo, mas não pode porque a mãe é uma ogra - ou o que quer que isso signifique - e come as crianças que vê pela frente. O príncipe espera seu pai morrer, vira rei e leva a mulher com os filhos pra lá. Na primeira viagem que faz a Ogra tenta comer os netos, mas Bela com a ajuda do cozinheiro esconde-as até a volta do marido. Quando ele descobre os planos da mãe, manda matá-la!
Em outra versão o príncipe já é rei e a ogra é sua mulher que quer comer os filhos bastardos; quando descoberta, é queimada numa fogueira.

João e Maria
Quem deixa os filhos em uma floresta pra morrer de fome? O pai de João e Maria. Isso por si só já não é coisa que se lê pra crianças, mas a original é bem pior.
A madrasta má pressiona o marido a deixar as crianças na floresta para morrer, onde elas encontram uma casa onde a bruxa (que é a madrasta) deseja estripar João num cavalete de madeira.
Como se não bastasse, algumas versões trazem a bruxa como um casal de demônios, onde a "mulher" pede para Maria ajudar o irmão a subir no cavalete; ela, dizendo que não sabia como colocá-lo, pede que a "mulher" demonstre. Maria aproveita a oportunidade para cortar a garganta do demônio e fugir com João, levando o dinheiro e a carroça do casal.

O Flautista de Hamelin
Um flautista mágico é contratado por uma cidade para retirar a infestação de ratos. Ele faz o serviço, mas na hora de receber a cidade se recusa a pagar, então ele leva todas as crianças para uma caverna onde ficariam presas até que a cidade o pagasse.
Até aí tudo bem, o problema é que no conto dos Grimm ele não devolve as crianças, ele as faz afogar em um rio, não antes de rolar uma pedofilia em massa na caverna.

A pequena Sereia
O grande diferencial está no final. Ela é abandonada pelo príncipe logo após beber a poção que a transforma em mulher. Como preço, ela seria fadada a viver com uma contínua dor nos pés, como se estivesse pisando em facas. Alguém (misteriosamente) entrega um punhal para que ela se vingue, mas prefere morrer no mar, virando espuma.
A título de curiosidade, eu tenho um livro muito bem ilustrado que conta isso mesmo, fora a parte da dor nos pés.

Os três Porquinhos
Achou mesmo que essa ia ficar de fora?
A grande diferença é o final. O lobo rapidamente assopra a casinha dos outros dois e os devora, partindo depois para a casa de tijolos. Não conseguindo assoprar, tenta dissuadir o porquinho a sair, oferecendo nabos, maçãs e uma visita à feira. O porquinho não cede, então ele resolve entrar pela chaminé; o porquinho tinha posto água para ferver para fazer seu jantar, o lobo cai dentro da panela e é cozido junto com os outros dois porquinhos no seu estômago. O terceiro porquinho teve um ótimo jantar.

Cachinhos de Ouro e os Três Ursos
Nunca vi graça nessa história.
Uma garota de cachos dourados entra e experimenta a comida dos três ursos, detona a cama do mais novo e quando eles chegam ela pula pela janela.
Em outra versão os ursos a comem. Isso seria interessante! Em outra ainda ela é uma bruxa que cai e quebra o pescoço ou é presa por vadiagem.
Continuo não vendo graça nessa história.



Bom, essas são umas das verdadeiras histórias dos contos de fadas.
Sim, me perdoem por ter destruído a infância de vocês. Eu sei que é triste.


Se você tem menos de 15 anos, desconsidere tudo isso. Se tem mais, com certeza achou bem melhor essas versões, não é?

Não percam Sexta Insana - Unhas e Sábado Inútil

Links: aqui aqui aqui

2 comentários:

Você também pode gostar de:

leia também