O dia 08/11/12, em todos os jornais e revistas norte-americanos, teve apenas uma capa, um tema central, uma idéia: a reeleição de Obama, presidente dos
Estados Unidos. [meteria completa]
Nas emissoras americanas e nas redes sociais, a divulgação foi
feita antes das 23h30 de terça-feira, dia 06. Antes da apuração de todos os
estados, Barack Obama foi declarado eleito após a apuração do estado de Ohio,
tendo a NBC e FOX NEWS como as primeiras a divulgar a vitória, seguidas pela
CNN.
Mais de 66 milhões de pessoas acompanhavam a apuração pela
TV, número próximo ao de 2008, com 71,5 milhões de telespectadores. Entre 20h e
23h, a NBC registrou uma audiência de 12,1 milhões de telespectadores, seguida
pela FOX NEWS com 11,5 milhões, ABC com 10,5 milhões, CNN com 9,3 milhões e CBS
com 7,9 milhões.
O presidente anunciou sua vitória às 23h14 com o primeiro
tuíte – “Isso aconteceu por causa de vocês. Obrigado”. Depois da divulgação
pela imprensa, ele enviou outro tuíte – “Estamos nisso juntos. Foi assim que
conduzimos a campanha e é assim que somos”. Dois minutos depois, foi postada
uma foto de Obama com sua mulher Michelle, que se tornou o segundo tuíte mais
retuitado de toda a história – mais de 760 mil vezes. No Facebook, a imagem foi
vista por mais de 3 milhões de pessoas e com mais de 400 mil compartilhamentos.
Duas horas e vinte minutos depois, o presidente fez seu discurso de vitória em
Chicago. O viral confirmou o papel que as redes sociais desempenharam na
campanha do presidente.
Os jornais americanos, as fotos dominaram maior parte das
capas de quarta-feira, usando de poucas palavras para anunciar a reeleição.
Poucos escolheram usar as imagens de
Obama e Romney.
O melhor de tudo, a matéria me passa a sensação de que quem escreveu não estava assim tão feliz com a reeleição de Obama. Na verdade, me pareceu bem o contrário. O texto tá duro, e foi terminado de forma seca.
Alguém ficou irritadinho...
Nenhum comentário:
Postar um comentário