Quem eram?
Irmãos alemães que saíram pela Europa para montar um Dicionário Alemão e que acabaram por se interessar pelos contos orais da época medieval. Montaram tanto o Dicionário - enorme por sinal - e uma coletania de 2600 contos. Entre eles, clássicos extremamente famosos. Reconhecem algum aí em baixo?
Chapéuzinho Vermelho
O sapato está grande para a modelo. |
NÃO!
Vamos às versões: descarta-se o lenhador ou caçador, isso NOM ECXISTE!!! O lobo mata e estripa a vovó e faz Chapéu comê-la no jantar junto com ele. Ela finge ir ao banheiro - que era do lado de fora da casa na época - e foge. Ótimo, não?
Em uma outra versão, Chapéu faz um Strip-tease para o lobo, com intuito de fugir enquanto ele está distraído.
No Blog Mestres da História há uma explicação simbólica de tudo isso; o lobo é visto com um sedutor atrás de sua vítima,
Vai querer que eu desenhe o resto??? Ótimo! Caso não tenha entendido, fique com a versão para crianças, é o ideal para seu cérebro.
Branca de Neve
A terrível madrasta que conversando com um espelho nota que a enteada é mais bonita que ela. Manda matar, o caçador não consegue, manda um coração de um javali pra comprovar que matou. Ela foge pra floresta, vive com anões, é envenenada por uma maçã da bruxa, o príncipe a coloca no cavalo, o balanço faz o pedaço de maçã cair e vivem felizes para sempre. Não é?
NÃO!
Essa é uma das piores, ao meu ver. Bem, nos contos dos Irmãos Grimm, a Branca tem SETE ANOS de idade. O príncipe? Um pedófilo. A madrasta em alguns casos é a mãe verdadeira dela que não apenas pede o coração ao caçador, e sim pulmões, fígado, rins, sangue. Para que? COMER, oras, claro, o jantar! E não morre caindo de um abismo, é forçada a passar a eternidade dançando com sapatos de ferro em brasa. O príncipe leva o corpo morto de Branca para o castelo para... para... praticar seus atos pedófilos e necrófilos, e um servo, cansado de carregar o caixão de um lado para o outro, desconta sua raiva socando Branca. Um dos golpes pega na barriga que a faz vomitar o pedaço de maçã.
Cinderela
A gata borralheira que vira princesa para ir no baile do Rei, dança e se apaixona pelo príncipe, sai correndo e perde o sapatinho. Ele a encontra e vivem felizes para sempre.
De novo, NÃO!
Mais antiga história já registrada e com maior número de variações. São mais ou menos 700 versões, uma delas de 850 A.C. com um peixe gigante no lugar da fada madrinha. Em outras versões, a fada é na verdade uma arvore que nasce no túmulo da mãe de Cinderela. Outras ainda dizem que foi a propria Cinderela que matou a mãe, mas é uma versão muito diferente das demais, onde ela casa com o proprio pai que era rei que procurava uma mulher com os cabelos de ouro e que conseguisse calçar o sapatinho da falecida. Casou-se com a filha, lógico. Ela para fugir do casamento entra em um armário de madeira e foge pelo mar, criatividade foda! e para do outro lado do mundo, trabalhando para a mulher com as filhas malvadas e daí pra frente vocês já sabem o que acontece.
Mas a história que conhecemos teve apenas uma parte cortada: a mais bizarra. As irmãs malvadas cortam os dedos dos pés fora para caber no sapatinho, mas os amigos de Cinderela avisam o príncipe que como castigo, arranca os olhos delas. Fantástico!!!!!!!!!
A Bela Adormecida
A cena não termina como mostra a Disney |
Na verdade, Bela tem uma farpa encravada debaixo da unha. Isso pode nem ser muito, mas nos leva ao ponto principal. O príncipe, que não é tão encantado assim, resolve se satisfazer com a moça adormecida e ir embora. A cena se repete durante os nove meses, quando ele chega e encontra a Bela acordada e com dois filhos. Um deles, a procura de comida, chupa seu dedo e retira a farpa, fazendo-a acordar e notar que agora tem filhos. E dois!
O príncipe resolve então casar e levar a Bela pro castelo, mas não pode porque a mãe é uma ogra - ou o que quer que isso signifique - e come as crianças que vê pela frente. O príncipe espera seu pai morrer, vira rei e leva a mulher com os filhos pra lá. Na primeira viagem que faz a Ogra tenta comer os netos, mas Bela com a ajuda do cozinheiro esconde-as até a volta do marido. Quando ele descobre os planos da mãe, manda matá-la!
Em outra versão o príncipe já é rei e a ogra é sua mulher que quer comer os filhos bastardos; quando descoberta, é queimada numa fogueira.
João e Maria
Quem deixa os filhos em uma floresta pra morrer de fome? O pai de João e Maria. Isso por si só já não é coisa que se lê pra crianças, mas a original é bem pior.
A madrasta má pressiona o marido a deixar as crianças na floresta para morrer, onde elas encontram uma casa onde a bruxa (que é a madrasta) deseja estripar João num cavalete de madeira.
Como se não bastasse, algumas versões trazem a bruxa como um casal de demônios, onde a "mulher" pede para Maria ajudar o irmão a subir no cavalete; ela, dizendo que não sabia como colocá-lo, pede que a "mulher" demonstre. Maria aproveita a oportunidade para cortar a garganta do demônio e fugir com João, levando o dinheiro e a carroça do casal.
O Flautista de Hamelin
Um flautista mágico é contratado por uma cidade para retirar a infestação de ratos. Ele faz o serviço, mas na hora de receber a cidade se recusa a pagar, então ele leva todas as crianças para uma caverna onde ficariam presas até que a cidade o pagasse.
Até aí tudo bem, o problema é que no conto dos Grimm ele não devolve as crianças, ele as faz afogar em um rio, não antes de rolar uma pedofilia em massa na caverna.
A pequena Sereia
O grande diferencial está no final. Ela é abandonada pelo príncipe logo após beber a poção que a transforma em mulher. Como preço, ela seria fadada a viver com uma contínua dor nos pés, como se estivesse pisando em facas. Alguém (misteriosamente) entrega um punhal para que ela se vingue, mas prefere morrer no mar, virando espuma.
A título de curiosidade, eu tenho um livro muito bem ilustrado que conta isso mesmo, fora a parte da dor nos pés.
Os três Porquinhos
Achou mesmo que essa ia ficar de fora?
A grande diferença é o final. O lobo rapidamente assopra a casinha dos outros dois e os devora, partindo depois para a casa de tijolos. Não conseguindo assoprar, tenta dissuadir o porquinho a sair, oferecendo nabos, maçãs e uma visita à feira. O porquinho não cede, então ele resolve entrar pela chaminé; o porquinho tinha posto água para ferver para fazer seu jantar, o lobo cai dentro da panela e é cozido junto com os outros dois porquinhos no seu estômago. O terceiro porquinho teve um ótimo jantar.
Cachinhos de Ouro e os Três Ursos
Nunca vi graça nessa história.
Uma garota de cachos dourados entra e experimenta a comida dos três ursos, detona a cama do mais novo e quando eles chegam ela pula pela janela.
Em outra versão os ursos a comem.
Continuo não vendo graça nessa história.
Bom, essas são umas das verdadeiras histórias dos contos de fadas.
Sim, me perdoem por ter destruído a infância de vocês. Eu sei que é triste.
Se você tem menos de 15 anos, desconsidere tudo isso. Se tem mais, com certeza achou bem melhor essas versões, não é?
Não percam Sexta Insana - Unhas e Sábado Inútil
Muito bom jack,to adorando seu blog...kkkkkkk
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkk que bom; volte sempre :a
ResponderExcluir