Coelhinho da páscoa que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim; Coelhinho da páscoa que cor eles tem? Azul, amarelo e vermelho também. ♫
Mas que raios tem a ver com a páscoa esse coelho, esses ovinhos e afins?? Por que comemos ovos de chocolate e presenteamos as pessoas com eles? O que é a páscoa afinal de contas????
A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.
É a passagem dos Judeus pelo Mar vermelho, em comemoração judaica. Também é o renascimento de Cristo depois de sua crucificação. A Semana Santa é o evento mais importante para os cristãos, onde a Quaresma (40 dias de penitência, orações e meditações sobre nossos pecados) termina nos preparativos do Domingo e a Semana Santa. De segunda à Domingo são feitas missas, orações, confissões comunitárias, procissões, missas com rituais especiais, como o "lava pés" na Quinta.
Páscoa Judaica
Pessach (do hebraico פסח, ou seja, passagem), também conhecida como Páscoa judaica, é o nome do sacríficio executado em 14 de Nissan segundo o calendário judaico e que precede a Festa dos Pães Ázimos (Chag haMatzot). Geralmente o nome Pessach é associado a esta festa também, que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narrado no livro deShemot (Êxodo).
A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.
É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nos Evangelhos e é considerada, geralmente, um “sêder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos ativermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. OEvangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pessach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade.
E os coelhinhos?????
Eis o símbolo da fertilidade (e nao poderia ser diferente!), os ovos pintados de cores brilhantes representam a Luz Solar, dados como presente.
Para entender todo o significado da Páscoa, temos que voltar para a idade média e lembrar os antigos povos pagãos hebreus que nessa época do ano homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Deméter. Na mitologia romana, é Ceres.
E o que tem essa história toda??
É a maneira de entendermos como e por que há essa festividade.
Marketing. Foi uma maneira simples de presentear as pessoas com um símbolo de Ostera(ou Esther ou Easter ou Ostara) junto com algo bem aceito para a população, o chocolate. Foi um modo de a sociedade movimentar bilhoes de reais por ano e gerar emprego.
E as lendas?
Há várias, em Ouro Preto por exemplo, poucas são as pessoas que saem à noite, as ruas ficam vazias;
Exemplos??
Lenda da Menina Quaresmeira
Há muitos anos atrás existia , num vilarejo , uma menina chamada Quitéria .
Aos cinco anos de idade , quando foi pela primeira vez na missa da Quaresma , esta garota recebeu a marca das tradicionais cinzas na testa . Ao chegar em casa , Quitéria não quis lavar a marca e passou os quarenta dias da Quaresma rezando e realizando curas . Ela só lavou a testa no domingo de Páscoa . A partir daquele dia , todo o período da Quaresma a menina fazia o mesmo ritual e só limpava a testa na Páscoa . Por isto , esta criança recebeu o apelido de Quaresmeira .
Aos doze anos , Quitéria teve meningite e faleceu .
Um ano depois , nasceu uma árvore ao lado do seu túmulo . Era uma árvore desconhecida com flores roxas . O povo notou que estas flores só apareciam no período da Quaresma , por causa deste fato e pela planta ter nascido ao lado do túmulo de Quitéria , esta árvore recebeu o nome de Quaresmeira .
Diz a lenda que o fantasma de Quitéria sempre sai de dentro de uma Quaresmeira , na época da Quaresma , e este espírito sempre anda com marcas de cinza na testa . Por isto , sempre quem faz um pedido para uma Quaresmeira na época da Quaresma tem o seu sonho realizado . [link]
Violões desafinando, barulhos estranhos, ventos estranhos, sensações, cânticos para as almas, velas que apagam sem vento, uivos, corujas, animais assustados, amuados.
Quem nunca ouviu falar da Mula Sem Cabeça? Segundoa lenda, qualquer mulher que ousasse namorar um padre seria transformada em monstro, no caso a mula sem cabeça. Na verdade, ela nao é sem cabeça, ela lança muito fogo dos olhos, nariz e boca, deixando-a aparentemente sem cabeça. O encanto só pode ser quebrado se alguem tirar o freio que ela carrega, surgindo uma mulher arrependida de seus "pecados".
O cavaleiro sem cabeça. Segundo a lenda, um cavalheiro tinha uma batalha com o melhor cavaleiro do reino vizinho. Uma lavadeira que era vidente lhe disse que se sua mulher passasse manteiga em sua torrada, ele retornaria vitorioso, mas ela teria de fazê-lo por si só, sem ser avisada. Na manhã seguinte, ele comeu a torrada sem manteiga, e como em uma silenciosa maldição, voltaria para assombrar sua mulher e todos os filhos que nascessem após sua morte, e todos os filhos dos filhos, até que alguém lhe ofereça pessoalmente uma torrada com manteiga. Ele morreu com a cabeça decepada pelo inimigo. Dizem que até hoje ouvem o cavalo relinchar, os animais se assustarem e deixam nas soleiras das portas torradas com manteiga, para que o espírito deixe aquela casa em paz.
Bem sinistro isso :s e fantasioso também, mas há quem acredita, então...
Nas noites em que as pessoas saem para cantar para as almas, entre as 20:00h e as 23:00h, pode-se ouvir também os choros, gritos e murmúrios de espíritos que ainda nao encontraram a luz. Há quem diz ver flashes de luz, sombras e borroes acompanhando a romaria.
A mais famosa de todas é o que acontece na passagem da Terça de carnaval para a Quarta de cinzas. Dizem que a Quaresma é o período em que o mal está mais a solta e que devemos nos reservar e rezar. Sabemos bem o que nossos jovens fazem no Carnaval, a "festa da carne" como alguns dizem. Assim que a ultima badalada da meia noite é ouvida, o "coisa ruim" fica à solta em meio às pessoas que ainda insistem em festejar. A partir desse horario, sendo você católico ou nao, cristão ou nao, crendo ou nao crendo, percebe que as coisas vagarosamente começam a sair do controle. Brigas, garrafas quebram, pessoas ficam estranhas, as musicas ficam mais altas e por aí vai. Não venha me dizer que não acontece!!! Eu vi, eu estava lá.
Bom... o post já está grande suficiente. Termino por aqui. Tem ideias?? Mande pra mim!
Beijos e ótima páscoa com muito chocolateeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário