Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

Nostalgia #4 – Malhação



A telenovela Malhação já tá no ar há décadas, com idas e vindas de atores e atrizes, histórias com e sem sentido total, idas e vindas de tribos, músicas e estilos, a novela dita moda e comportamento dos adolescentes desde sempre.
Malhação sempre foi voltada ao público adolescente e jovem adulto. Trata de assuntos pertinentes ao adolescente como sexo, amizade, brigas com os pais, intrigas na escola, professores, convivência entre alunos, pais e professores, desamores, ilusões, gravidez, autismo (sei lá, às vezes tem) informação simples e explicativas.
Mas, uma época em particular, foi a época de ouro da malhação.
Cabeção, Maumau e companhia, músicas incríveis, problemas “de verdade”, que atingem realmente os jovens e, melhor de tudo, havia soluções saudáveis que eles tomavam para resolver os problemas. Eles davam exemplo.
Os principais personagens de Malhação ainda são lembrados em sites como o Vamos Rir Mais.terra. Lá tem uma seleção de personagens quemarcaram as temporadas da novela. Aqui alguns:

Touro (Roger Gobeth)
Touro e Érica (Samara Felippo) formaram um dos casais mais legais de Malhação. Mas nem sempre foi assim. Os dois personagens começaram sendo vilões, mas acabaram ficando bonzinhos com o tempo. Ele enfrentou uma barra quando a namorada, Érica, descobriu ser portadora de HIV. Mesmo assim, ficaram juntos e se casaram na mesma cerimônia dos amigos Tati (Priscila Fantin) e Rodrigo (Mario Frias).
Perereca (Márcio Kieling)
O nome dele era Bernardo, mas ele era mais conhecido como Perereca. Era meio mau caráter e namorava a também chatinha Bia. Eles viveram um problema grave quando Bia engravidou e deu à luz Bernardinho, filho dos dois. Perereca é lembrado por implicar muito com todo mundo. Infernizou a vida de Marina (Natália Lage) porque era o melhor amigo do seu namorado, Marquinhos (Daniel de Oliveira), e estava sempre levando o garoto para o mau caminho, até que se apaixonou pela garota e criou a maior confusão com o casal.
Cabeção (Sergio Hondjakoff)
Cabeção foi o personagem que ficou mais tempo na trama: cinco temporadas. Ele era uma figura. Irmão de Marcelo – protagonista da sétima fase -, ele foi ganhando espaço e o carinho do público. Teve um carro apelidado de “ogro móvel” (quem não lembraaaaa???), namorou com Miyuki (Daniele Suzuki) – a quem chamava de “Deusa Nipônica” – e armou todas no bar Gigabyte.
Natasha Ferreira (Marjorie Estiano)
Hoje é difícil imaginar Marjorie Estiano interpretando uma vilã, mas ela deu vida a Natasha, antagonista da temporada de 2004. Ela era apaixonada por Gustavo, bad boy que fazia parte do seu grupo, a Vagabanda. Apesar de ser um pouco revoltado, Gustavo fazia par romântico com Letícia (Juliana Didone) na novelinha. Natasha era vocalista do grupo e foi com esse papel e sua bela voz que Marjorie Estiano recebeu todos os holofotes.
Urubu (Marco Antônio Gimenez)
Urubu era apaixonado por Betina (Fernanda Vasconcellos), mas ela gostava mesmo é de Bernardo (Thiago Rodrigues). Por isso, ele e Jaque (ex-de Bernardo, interpretada por Joana Balaguer) se juntaram para tentar acabar com o casal. Depois de inúmeras maldades, os dois se apaixonaram e ficaram juntos. Apesar de ser um cara da vida saudável, Urubu era um aluno problemático e aprontava muito no Múltipla Escolha e no Gigabyte.
Peralta (Jonatas Faro)
Peralta estava sempre entre tapas e beijos com a namorada, Yasmin (Mariana Rios). Ele era um malandrão, com pose e gingado cariocas e estava sempre incomodando Fernandinho (Johnny Massaro). O garoto era de uma banda pop e descobriu a dança no meio da temporada, o que o fez virar um cara mais sensível. Apesar de desmaiar na cerimônia, o garoto se casou com a amada Yasmin.

Depois de Peralta, não houve mais personagem marcante nas temporadas. Cita o Fiuk, mas, sinceramente, escolher entre denunciar ou não os pais que fraldaram algo, não é probleminha, é caráter. Não é um errinho, não é um dilema, é denunciar e pronto.
A época do “Sertanejo Malhação” foi uma das piores, eu acho. Totalmente fútil e não continha tanta informação útil. Agora, quem sabe, parece, depois do Dinho idiota sumir e deixar a barra limpa pro bonitão do Victor, vamos ver se a Lia se ajeita. (errei nome não, né? :X) Agora, a Fatinha parece até mais legal que os “cowboy sertanejo” de antes. Vamos aguardar e esperar que a época de ouro não fique só na lembrança de tempos passados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também pode gostar de:

leia também