Páginas

sábado, 1 de setembro de 2012

Sábado Inútil #62 - Símbolos e Significados

Esse assunto é realmente muito polêmico. Mas antes de qualquer coisa, quero dizer que o que eu escreverei aqui foi pesquisado - e muito bem pesquisado, obrigada. Então qualquer erro cometido aqui, foi minha fonte duvidosa (risos).

Mas o que são os símbolos?? São letras, desenhos, imagens, números, que representam uma idéia, um sentimento, uma emoção.

Vamos começar então pelos mais simples, que não precisam de ilustração.

Círculo: É o símbolo do universo, totalidade; conhecido também como "olho fechado de Deus". Tem como finalidade potencializar sua energia criadora.

Círculo com um ponto no centro: Princípio criador divino, o Macrocosmo.

Ponto: Origem, primeira emanação de Deus, do Macrocosmo.



Quadrado: Passividade e matéria; representa os quatro elementos da natureza - Água, Fogo, Terra e Ar.

Pentagrama: DO DEMÔNIO, COISA DE SATANÁS!!!!!! Imagina... representa os quatro elementos da natureza (Terra, Fogo, Água e Ar) e os cinco sentidos que o homem se comunica com o mundo. Foi daí que surgiu a medida mágica PHI que Leonardo da Vinci elaborou o Homem Vitruviano.
Quando o pentagrama é usado de cabeça pra baixo, representa o deus Cornífero. E como qualquer coisa que tenha chifres é do demônio, pra maior parte dos fanáticos, ele pegou essa fama. Acontece que entre os povos que dependiam da caça (na época que só tinha isso mesmo pra fazer), surgiu o culto ao deus dos animais e da fertilidade, o deus de Chifres ou Cornífero. Os chifres representam coragem, fertilidade e qualidades positivas masculinas. Essa crença foi trazida à europa pelos celtas, cerca de 1000 anos antes de Cristo.




Estrela de Davi (ou Selo de Salomão): formado por dois triângulos - um pra cima e um pra baixo -, simboliza o homem em busca do divino, o encontro entre o Deus inferior existente em nós e do Deus superior. Representa a união perfeita, elevação de consciência e aumento de intuição.






Triângulo Equilátero: representa a Tríade Divina (Mente, Corpo e Espírito), o perfeito equilíbrio entre os três aspectos da Divindade. No Catolicismo, representa o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Tem origem na Estrela Celta (Triskle) e no Antigo Egito.










Cruz Ansata (ou Ank): do Antigo Egito, significa o ato de viver, saúde e felicidade. Usá-lo como pingente, anel ou dentro de casa traz prosperidade.








Cruz Suástica: NAZISMO, SATÃ!!!! Aaaaaaaahh não! "Suástica" vem do sânscrito "suastika" que pode ser traduzido literalmente como "pequenas coisas associadas ao que traz um bom viver (ser)". Graças ao uso estúpido na década de 30 pelos nazistas, passou a representar o mal.






Cruz Invertida: Aaaah, essa é satânica!!!! Não, na verdade, a Cruz de São Pedro é invertida pois ele não se achou digno de morrer como Cristo. Pedro, assim como quase todos os apóstolos (menos João Evangelista), morreram de forma cruel. Quando Pedro foi morto, foi condenado a morrer na cruz, mas como não desejava morrer como seu Senhor, pediu que fosse colocado de cabeça para baixo, em sinal de humildade. Muito tempo depois, Crowley, conhecido satanista, começou a usar a cruz invertida como símbolo satanista.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também pode gostar de:

leia também