Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Julgamento do Mensalão

Então, sabemos que estão julgando, finalmente, o caso do mensalão de 2005. Depois de tanto tempo, vamos ver se conseguimos alguma justiça nesse país.

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta sexta-feira (3) o segundo dia de julgamento da ação penal 470, que reúne os 38 réus do caso do mensalão, considerado o de maior relevância dos 183 anos de história do tribunal. Veja abaixo frases de destaque nas declarações dos ministros, dos advogados de defesa e do procurador-geral da República.



Roberto Gurgel, procurador-geral da República, ao ler a acusação
"Foi, sem dúvida, o mais atrevido e escandaloso caso de corrupção e desvio de dinheiro público flagrado no Brasil. Como tenho destacado, maculou-se gravemente a República."



Outras frases de Gurgel
O julgamento“A Procuradoria-Geral da República comprovou a acusação que fez contra 36 dos acusados, em relação a dois (Luiz Gushiken e Antonio Lamas), nas alegações finais, pedimos absolvição, por inexistência de provas”.
“Não nos intimidaremos jamais. O destemor, longe de ser virtude pessoal, é atributo institucional (no Ministério Público)”.
Os acusados
“A Procuradoria-Geral da República comprovou a acusação que fez contra 36 dos acusados, em relação a dois, nas alegações finais, pedimos absolvição, por inexistência de provas”.
"Nada, absolutamente nada, acontecia sem consentimento de José Dirceu".
“José Dirceu foi o mentor do esquema, enquanto Marcos Valério foi o seu maior operador".
"A prova é contundente em relação à existência da quadrilha e o papel de liderança do acusado".
“Os parlamentares articularam a tese conjunta de que não houve pagamento para votar projetos do governo, e que isso não passou de um acordo político e que o dinheiro foi aplicado em atividades político-partidárias. (...) O simples fato de se manipular altas quantias de dinheiro em espécie já constitui claro indicativo da prática de condutas ilícitas”.
"Delúbio Soares era o elo entre o núcleo político, comandando por José Dirceu, e o núcleo operacional e financeiro, comandado por Marcos Valério".
"Tenho absoluta certeza de que as provas colhidas durante a instrução (...) comprovam a autoria (dos crimes) e o dolo pelos seus autores".
“Como justificar que tudo que era feito pela quadrilha era feito de modo escuso, embuçado?”.
Carro-forte
"As agências de Valério, só nesta oportunidade, tinham R$ 650 mil em espécie, que foram transportados pelo carro-forte. Algo que poucas agências têm em espécie nos dias de hoje".
“Mais uma vez o emprego do carro-forte, que era recorrente, tal o volume dos recursos envolvidos nesse esquema criminoso".
O esquema
"Quando me referi ao crime praticado entre quatro paredes, nós estávamos cuidando, em muitas situações, das paredes da Casa Civil da Presidência da República. Então, é difícil imaginar como se poderia obter certo tipo de prova de algo que era engendrado dentro do Palácio da República."
“Os repasses eram feitos a nível de diretoria. Nenhum gerente seria louco de assinar qualquer um desses empréstimos (fictícios a Valério)".
"Vemos traços de um modelo que insiste, teimosa e atrevidamente, em manter um modelo político que mistura o público e o privado (...), para assegurar projetos políticos personalizados".
"Há algum tempo a capital mineira funcionava como caixa em espécie do PT".
“Sempre antes de uma votação importante (no Congresso) havia, nos dias anteriores, a movimentação e saques de grandes quantias em espécie (nas contas das agências de Valério)”.
“A operação era toda dissimulada, os recibos eram informais. Em vários casos (de beneficiários) temos pagamentos até semanais".
“Os pagamentos, em regra, eram realizados em agência bancárias, de preferência do Banco Rural em Brasília, Belo Horizonte e em São Paulo, ou em hotéis".
“A agência do Banco Rural no Brasília Shopping era frequentadíssima pelos integrantes da quadrilha, sempre essa mesma agência”.
"Quando me referi ao crime praticado entre quatro paredes, nós estávamos cuidando, em muitas situações, das paredes da Casa Civil da Presidência da República. Então, é difícil imaginar como se poderia obter certo tipo de prova de algo que era engendrado dentro do Palácio da República".
Empréstimos fictícios"Foram empréstimos simulados, fictícios (feitos às agências de Valério). Na verdade, autênticas doações para financiar o esquema ilícito. Os empréstimos foram realizados sem garantias mínimas de pagamento”. [link]




Tubarão pescado é erguido até dirigível nos arredores de Miami, nos EUA (Foto: Smithsonian.com/Reprodução)Tubarão é pescado por dirigível nos arredores de Miami, nos EUA (Foto: Smithsonian.com/Reprodução)
Um vídeo disponibilizado no site do Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos, mostra uma pesca inusitada: um tubarão é fisgado a partir de um dirigível nos arredores de Miami, na Flórida 
A gravação em preto-e-branco, filmada em 1934, mostra o tubarão sendo içado lentamente pela aeronave. O animal se debate, tenta voltar para a água e vai sendo suspenso no ar pelo dirigível.
As imagens duram 57 segundos. Os pilotos do dirigível e o pescador são vistos no fim da filmagem ao lado do tubarão, recebendo cumprimentos. O animal parece ter o tamanho de um ser humano, com aproximadamente 1,60 metros de altura.
Tubarão se debate, mas acaba sendo pescado por dirigível em Miami (Foto: Smithsonian.com/Reprodução)Tubarão se debate, mas acaba sendo pescado por dirigível em Miami (Foto: Smithsonian.com/Reprodução)
Tripulação de dirigível recebe cumprimentos após o feito (Foto: Smithsonian.com/Reprodução)Tripulação de dirigível recebe cumprimentos após o feito (Foto: Smithsonian.com/Reprodução)




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também pode gostar de:

leia também